segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

JMJ Rio2013: Unidos em oração e solidariedade pela tragédia em Santa Maria


A organização da JMJ Rio2013 lamenta a tragédia ocorrida na madrugada deste domingo em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que deixou mais de 200 mortos e 100 feridos (até o início da tarde de hoje, 27 de janeiro) por causa de um incêndio.
Leia a nota oficial do arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta:
" 'Eu sei que meu Redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó' (Jó 19,25)Nossos corações estão abalados com a morte de inúmeros jovens estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, RS, e outras pessoas que estavam no local. A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, a Coordenação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 e o Regional Leste 1 da CNBB rezam pelos falecidos, como pelos hospitalizados e os que estão trabalhando com afinco para minorar a dor de todos, como também pelo consolo dos amigos e familiares das vítimas.
Em solidariedade ao acontecimento trágico, transformamos um evento para jovens programado para este domingo a tarde em momento de oração e sufrágio pelas almas dos jovens e outras pessoas falecidas, com caminhada e missa saindo às 15h da Igreja da Candelária até a Catedral Metropolitana, onde será celebrada missa às 16h com transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão. Pedimos a todos os párocos que nas missas de hoje à noite também rezem por essa intenção.
Sentimo-nos como preparadores da Jornada Mundial da Juventude, evento que reunirá jovens de todo o mundo, tristes por esses jovens e outras pessoas que foram ceifadas de forma trágica da vida.
Esperamos que o Senhor Ressuscitado, vencedor da morte, possa ser o consolo e a esperança neste momento de sofrimento e dor.
Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2013
Dom Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro
Presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013
Presidente do Regional Leste 1 da CNBB
Com os bispos auxiliares e eméritos."

Dom Orani também encaminhou uma carta em solidariedade a Dom Hélio Adelar Rupert, Arcebispo de Santa Maria.

Missa e Hora Santa na Catedral
Para a tarde de hoje estava previsto no Rio de Janeiro o evento "Folia com Cristo". Toda a programação foi alterada em função da tragédia. "Decidimos com fazer um momento de solidariedade, de oração. Caminharemos até a Catedral, onde haverá a missa presidida por Dom Orani", explicou padre Renato Martins, responsável pelo Setor Juventude na Arquidiocese do Rio.
Foto: Jovens Conectados - Peregrinação dos símbolos da JMJ na cidade de Santa Maria (RS).

Fonte: rio2013.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário