Evento que será realizado de 20 a 26 de julho nasce para dar suporte aos peregrinos e à Igreja do Brasil durante a JMJ Rio 2013
Imagine um local que reúna toda a diversidade católica e ainda sirva
de apoio aos peregrinos e religiosos (as) da Jornada Mundial da
Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro. É sob esse contexto de entretenimento
e centro de apoio que a CNBB, em parceria com a Promocat Marketing
Integrado – empresa responsável pela promoção e organização do evento –
criou a “Cidade da Fé”, evento que acontecerá em conjunto com a Jornada,
no Centro de exposições Riocentro, localizado na Barra da Tijuca.
Cidade da Fé é o nome dado ao local que reunirá eventos como a
tradicional Feira de artigos religiosos ExpoCatólica – Feira
Internacional de Livros e Artigos Religiosos; o FÉSTIVAL, – Festival
Internacional de Turismo Religioso – setor que conta com o apoio dos
Estados brasileiros e do Ministério do Turismo; a Expo Vocacional, área
da ExpoCatólica destinada às Congregações religiosas, e, o Bote Fé
Brasil, última edição do evento que marcou a peregrinação da Cruz e do
Ícone de Nossa Senhora pelas dioceses do Brasil.
Segundo Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral da CNBB, “os
eventos regionais do Bote Fé e a Campanha da Fraternidade de 2013 sobre a
Juventude, estão contribuindo ativamente para a promoção e divulgação
da JMJ Rio 2013, além de despertar nos jovens a importância de sua
participação na vida da Igreja. Concluir essa caminhada de quase dois
anos com um evento de abrangência internacional foi uma forma encontrada
para agradecer a acolhida e o envolvimento de toda a Igreja do Brasil
nesse projeto, que deixará frutos em todas as comunidades”.
O evento ocupará mais de 70 mil metros quadrados do Riocentro,
começando dentro da programação oficial da Semana Missionária e se
estendendo para os dias da própria Jornada. “Serão sete dias de muitas
atrações como shows e entretenimento, exposições culturais, fóruns,
congressos, tudo preparado especialmente para receber as centenas de
milhares de pessoas de mais de 190 países que estarão no Rio de Janeiro
para a JMJ Rio 2013″ – relata Fábio Castro, Coordenador operacional da
Cidade da Fé e Diretor Geral da Promocat Marketing.
Segundo padre Valdeir dos Santos Goulart, Coordenador Geral do evento
e Assessor da CNBB, a Cidade da Fé foi aprovada pelos organizadores da
Jornada: “Quando tivemos a ideia da realização deste evento, logo
apresentamos ao COL (Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013) que
solicitou autorização ao Pontifício Conselho para os Leigos (PCL). Com a
devida autorização, passamos a construir o projeto em parceria com a
Promocat, aproveitando toda estrutura oferecida pelo Riocentro” – disse
padre Valdeir. “Uma estrutura tão grande, que servirá como Centro de
Apoio para a Igreja do Brasil, onde as dioceses e congregações além das
Embaixadas e Consulados poderão acolher e dar suporte a seus peregrinos.
Um verdadeiro ponto de encontro para atender a Igreja” – completou.
No local as paróquias, congregações, grupos, movimentos e dioceses
terão uma estrutura apropriada para reunir seus membros durante a
Jornada, com várias ações e áreas de apoio como postos de saúde e acesso
a internet, por exemplo. Em parceria com a Prefeitura do Rio de
Janeiro, linhas de ônibus especiais ligarão os principais pontos de
hospedagem e turísticos da Cidade até o Riocentro, além de ônibus
exclusivos para transportar os milhares de padres, bispos e religiosos
(as) que estarão na cidade. O projeto conta também com o apoio dos
Governos Estadual, Municipal e Federal, além da Arquidiocese do Rio de
Janeiro.
Além das atrações de responsabilidade da CNBB, outros eventos
oficiais da JMJ Rio 2013 também acontecerão na Cidade da Fé. “A partir
do dia 23 de julho as áreas do Riocentro estarão exclusivamente voltadas
para atender as necessidades da Jornada, não promovendo concorrência
com os eventos dos Atos Centrais” – disse Pe. Carlos Sávio, coordenador
pastoral da Cidade da Fé e membro da Comissão Episcopal para a Juventude
da CNBB.
Fonte: rio2013.com
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