sexta-feira, 10 de maio de 2013

Catequeses: o coração da Jornada


A programação da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 conta com diversos momentos de oração, conversas e reflexão e um dos principais momentos serão as catequeses. Elas serão realizadas nas manhãs dos dias 24, 25 e 26 de julho em 300 locais selecionados nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.
Serão três manhãs de aprofundamento de formação e espiritualidade dos jovens. As catequeses desenvolverão o lema da JMJ Rio2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (cf. Mt 28, 19) e os temas serão: “Sede de esperança, sede de Deus” no dia 24; “Ser discípulos de Cristo” no dia 25; e “Ser missionários: ‘Ide!’” no dia 26.
Os locais de catequese, que abrangem igrejas, quadras poliesportivas e auditórios, funcionarão como ponto de café da manhã das 7h às 8h. Às 9h os peregrinos são chamados ao momento inicial da catequese, com animação, oração, abertura e palavra de boas vindas, seguido pela pregação, conduzida por um bispo, que, uma vez inscrito como peregrino, foi convidado pelo Pontifício Conselho para Leigos (PCL) para conduzir aquele momento. Após a reflexão dos bispos, abre-se um espaço para perguntas e, com uma celebração eucarística, o encerramento será às 13h. “Poder fazer perguntas para os bispos é um momento em que vemos que a Igreja é nossa casa. Sentados em família, podemos tirar dúvidas e entender, por exemplo, o que é o discipulado”, acredita padre Leandro Lenin, diretor executivo do Setor Preparação Pastoral e Catequese.
Os jovens participarão das catequeses em sua própria língua, para que possam melhor compreender as reflexões propostas pelos bispos, trocar ideias com os demais peregrinos e tirar suas dúvidas. Trata-se de uma oportunidade de ter contato com os métodos e pensamentos de um outro país, uma outra cultura. Ao receberem o kit do peregrino, lá eles encontrarão a relação de todos os locais e línguas de catequese. Grande parte dos locais receberá um dos sete idiomas oficiais da JMJ (português, inglês, espanhol, polonês, francês, alemão e italiano) e aproximadamente 30 pontos de catequese contarão com grupos de idiomas menores como, por exemplo, chinês, romeno e árabe.
Jovens surdos e cegos podem participar de qualquer catequese, visto que estão sempre com tradutores ou acompanhantes. Já aqueles com deficiências motoras ou intelectuais, caso tenham pedido hospedagem especial, participarão de uma catequese especial com tradução simultânea.
 “Cada edição da JMJ é concebida como uma peregrinação que tem por objetivo pôr os jovens em relação com Cristo e ajudá-los a viver um encontro pessoal com Ele. Vivida como uma celebração festiva da fé, com tempos importantes de liturgia e de ensinamento, não se pode deixar de mencionar a importância das catequeses, que assumiram um lugar central no programa da JMJ. Elas ajudam os jovens a não ficar na superfície do evento. O tempo de catequese oferece-lhes a ocasião de escutar uma palavra de fé, na própria língua, convidando-os a entrar em uma relação pessoal com Cristo, em comunhão com outros. Além da pregação do bispo, são muito importantes os testemunhos e os momentos de partilha”, afirma o PCL.
Fonte: rio2013.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário